quinta-feira, 7 de julho de 2016

ÁTOMO, ELEMENTO QUÍMICO E MOLÉCULA.




Qual a diferença entre átomo e elemento químico?

  •  Átomo é a partícula fundamental da constituição da matéria. 
  • Elemento químico é um conjunto de átomos iguais.
  • Molécula é a menor porção de uma substância que ainda conserva as propriedades dessa substância.

Ex 1. O elemento químico hidrogênio é constituído pelo conjunto de átomos de hidrogênio, isto é, a partícula fundamental que constitui o elemento químico hidrogênio é o átomo de hidrogênio.

Ex 2. Da mesma forma o elemento químico oxigênio é constituído pelo conjunto de átomos de oxigênio.

Ex 3. A substância pura composta água é formada pelos elementos químicos hidrogênio e oxigênio. Esse agrupamento dá origem a molécula de água. 

Teoricamente existem 118 elementos químicos catalogados na tabela periódica. Estudos recentes mostram que ainda faltam sintetizar alguns elementos químicos com meias vidas muito curtas. 

OS ÁTOMOS

De acordo com Rutherford\Bohr, um átomo é composto de duas regiões;

·         Núcleo
·         Eletrosfera


Núcleo – O Núcleo é a região central do átomo, ela é compacta, maciça e muito densa, além de ser formada pelas partículas de maior massa, que são os prótons e os nêutrons.

Prótons: São partículas de carga elétrica positiva (+)  e massa  relativa igual a 1

Nêutrons: São partículas de massa igual à dos prótons igual a 1, mas como o próprio nome indica, são partículas neutras, ou seja, não apresentam cargas elétricas.

Eletrosfera – A eletrosfera é a região onde se encontram as partículas denominadas de elétrons que ficam girando ao redor do núcleo. Apesar de ser uma região de volume muito maior que a do núcleo, ela é praticamente vazia, pois cada elétron é 1. 836 vezes menor que 1 próton.

Elétrons - São partículas apresenta carga elétrica negativa (-) e massa desprezível em virtude do seu tamanho em relação ao próton.

Resumidamente, podemos fazer uma tabelinha para diferenciar as três partículas subatômicas principais que fazem parte da estrutura do átomo:

Tabela

Partícula
Massa relativa
Carga elétrica
Relativa
Núcleo
Prótons
1
+1
Nêutrons
1
0
Eletrosfera
Elétrons

-1

ELEMENTO QUÍMICO

Como caracterizar e diferenciar os elementos químicos?


Os elementos químicos são formados por conjunto de átomos iguais. Assim podemos diferenciar um elemento químico do outro pelas propriedades e características desses átomos.

Podemos dizer que o que deferência um elemento químico de outro elemento químico é a quantidade das partículas que aparecem, principalmente no núcleo, os prótons. O número de prótons existente no núcleo de um átomo é o que determina o número atômico.

Se o conjunto de átomos que possuem o mesmo número atômico, representa o elemento químico, esses elementos químicos podem ser representados por símbolos,  que podem ser constituído por uma ou duas letras. 
Quando o símbolo do elemento é constituído por uma única letra, esta deve ser maiúscula. Se for constituída por duas letras, a primeira é maiúscula e a segunda minúscula. Alguns símbolos são tirados do nome do

elemento em latim.

Exemplos: 

Hidrogênio - H
Helio - He
Carbono - C
Cálcio - Ca
Enxofre - S
Selênio - Se
Nitrogênio - N
Sódio - Na 

NÚMERO ATÔMICO E NÚMERO DE MASSA DE UM ÁTOMO.

Número Atômico - É representado pela letra ‘Z’, sempre maiúscula, e indica a quantidade de prótons (p) presentes no interior do núcleo, ou seja, é a identidade do átomo.

 Z = p

O número atômico é sempre posicionado à esquerda do símbolo do átomo, subscrito.

  Átomo de sódio -   11Na

Número de Massa - É representado pela letra ‘A’, sempre maiúscula, é obtido pela soma do número de prótons (p) com o número de nêutrons (n) presentes no núcleo do átomo.

A = p+n


O número de massa é sempre posicionado à esquerda ou à direita, sobrescrito.

Na23    ou   23 Na


Assim a representação simbólica de um átomo ficará da seguinte forma:

11Na23


O que é um átomo neutro? 

Para responder a esta pergunta teremos que saber qual a relação entre a quantidade de prótons e elétrons em um mesmo átomo. 


A quantidade de prótons no núcleo é igual à quantidade de elétrons na eletrosfera. Como os prótons apresentam cargas elétricas positivas e os elétrons apresentam cargas negativas, e estas partículas estão em quantidades iguais em um mesmo átomo, elas se anulam. Assim podemos dizer os átomos
 são sistemas eletricamente neutros.  


Se um átomo de magnésio possui 12 prótons e número de massa igual a 26 Indique:

a)  Qual a representação desse átomo? 
12Mg26

b)   Qual é o seu número atômico?
Z = 12

c)  Qual o seu número de nêutrons e de elétrons?
 
A = p+n
26 = 12 + n
n = 26- 12
n = 14     

p=e
12=12

MOLÉCULAS

Os átomos, por sua vez, reúnem-se em grupos, para dar origem as diversas substâncias químicas que existem na natureza,  estes agrupamentos são denominamos de moléculas. 
substância água, por exemplo é formada pela união de dois átomos de hidrogênio (H) com um átomo de oxigênio (O,  formado o agrupamento (H2O). Esse agrupamento recebe o nome de molécula de água.  

A substância gás carbônico é formada pela união de um átomo de carbono (C) com dois átomos de oxigênio (O), formando o agrupamento (CO2). Esse agrupamento recebe o nome de molécula de gás carbônico.